terça-feira, 19 de junho de 2007

Perdidos no Mineirão




Um passeio, foi o que o time do Atlético mineiro deu no Figueira. Em partida realizada neste domingo (17), o clube mineiro abateu o furacão do estreito por4 x 1.
O time do Figueirense esteve irreconhecivel hoje, seus principais jogadores não renderam o desejado, e ainda com a ausência do lateral Ruy – que mesmo assim não vinha fazendo boas partidas – o Figueira se deixou por levar pela tática proposta pelo técnico Zetti, atacar com muita velocidade e aproveitar a linha burra - que é burra mesmo - do Figueirense. Até agora eu não sei o que o técnico Mário Sergio quer com o zagueiro Vinícius, ele que está substituindo o titular Edson que está servindo a seleção brasileira sub-20 no mundial no Canadá, não consegue fazer uma atuação concreta, a torcida já não agüenta mais os erros do zagueiro, que em muitos jogos vem entregando bolas na saída da zaga proporcionando contra-ataques. Mas não foi só Vinícius que jogou mal nesta tarde, Claiton Xavier, André Santos e em especial Adriano Gabirú - autor do gol que deu o título mundial de clubes ao internacional, hoje emprestado ao Figueirense - até agora não disse a que veio, no jogo apenas trombou com seus adversários e não conseguiu armar uma jogada que resultasse em perigo de gol.

O Alvinegro, entrou com a mesma proposta de jogo que o fez chegar na final da Copa do Brasil, jogando esperando o seu adversário em um esquema que varia em 3-5-2 e 3-6-1, saindo com velocidade no contra-ataque, mas esta tarde não deu nada certo, o jogo de hoje lembrou os erros que aconteceram no jogo da Copa do Brasil no Estádio do Maracanã contra o Botafogo.
Nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo, o Figueira vinha mantendo um maior volume de jogo, e chegou a quase marcar, mas pecava no toque de bola, que acabou prejudicando o time levando o seu primeiro gol aos 15 minutos do primeiro tempo, em uma bola mal cruzada no campo do Atlético que resultou em um contra-ataque para o time mineiro, quando Danilinho recebeu a bola na entrada da área, partiu em direção ao gol, livre graças ao mal posicionamento do zagueiro Vínicius que simplesmente saio da frente do jogador do galo, que imendou um chute colocado no canto direito do goleiro Wilson que caiu atrazado e acabou por ceder o primeiro o 1º gol aos mineiros. Com o gol, o Figueira necessitava adiantar sua marcação para compactar mais o time e sair com qualidade, mais pecou no erro de saída de André Santos, que acabou entregando a bola ao adiversário onde Galvão, do Atlético Mineiro, foi lançado nas costas do zagueiro Vinícius, entrando dentro da área e tocando a Eder Luiz que marcou o 2º gol do galo aos 18 minutos. Correndo atrás do prejuízo o time passou a ter mais o domínio da bola, mas não conseguia chegar com qualidade, não trazendo perigo qualquer ao gol do goleiro Diego do Atlético. Aos 32 minutos, novamente em um contra-ataque, sai o 3º gol do time mineiro, onde Marcinho entrou com qualidade dentro da área, com o ângulo fechado pelo goleiro Wilson, Marcinho tenta tocar a bola para seu companheiro, mas o volante Diego - adaptado na lateral direita - tenta cortar a bola mas acaba chutando para dentro do gol, marcando contra o seu próprio patrimônio. E assim termina o primeiro tempo. No time apenas Chicão e Henrique jogaram razoavelmente bem, o resto não merecem elogios de minha parte.

Antes do apito inicial para o segundo tempo o técnico Mário Sergio faz sua primeiro alteração, colocando o meia Peter no lugar de Vinícius, mudando o esquema de jogo para um 4-4-2. Desde o inicio do 2º tempo o Alvinegro do Estreito dominava o jogo mas o toque de bola e a má finalização em gol fizeram o time não sair do zero. Aos 10 minutos do segundo tempo, O técnico Mario Sergio faz mais uma alteração, colocando o meia Fernantes no lugar do sumido Adriano Gabirú. Com a alteração o time melhorou e acabou criando boas oportunidades de gol, até que aos 17 minutos, em uma bola resvalada do escanteio para o Figueirense, Fernandes - que 3 minutos antes havia perdido um gol incrivel cara-a-cara com o golerio - fez um bonito gol de fora de area fazendo 3 X 1. Mas ficou por isso, o time continuou errando seus passes e cedendo contra-ataque ao time mineiro, que marcou novamente aos 25 minutos do segundo tempo com Paulo Henrique que acabara de entrar no lugar de Galvão. decretando o placar final do jogo, 4 X 1.

Os times foram escalados pelos Técnicos Mário Sergio e Zetti da seguinte forma:
Figueirense: Wilson; Chicão, Vinícius (Peter) e Felipe Santana (Carlinhos); Diogo, Henrique, Cleiton Xavier, Adriano Gabiru (Fernandes) e André Santos; Jean Carlos e Victor Simões.Atlético Mineiro: Diego; Coelho, Lima, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho (Tchô); Galvão (Paulo Henrique) e Éder Luis (Lúcio).

O que se pode tirar de positivo no Figueirense foi a volta do volante Carlinhos, que havia ficado de fora desde o jogo contra o Náutico pela Copa do Brasil lá em Recife onde se contundiu, no mais o time perdeu por causa dos seus erros de posicionamento, passes mal feitos e má finalização. Vinicius tem que ser sacado do time urgente, a torcida não aguenta mais seus erros, o outro zagueiro reserva, Rafael Lima pede passagem, ele fez bons jogos no time misto do figueira que disputou os 3 primeiros jogos do Brasileirão. O Técnico Mario Sergio tem que repensar suas decisões. Será que Diego seria realmente o indicado para a lateral direita no lugar de Ruy? Não seria Anderson Luiz o jogador certo para a posição, não vi até hoje o Diogo fazer uma boa atuação na lateral, a sua posição real é volante, todos nós sabemos disso! Enquanto isso André Santos tem que parar de amarrar a bola e Gabirú tem que entrar em campo.
O figueira atualmente está na 8ª posição, o campeonato ainda está no seu inicio, mas não pode deixar-se relaxar, o time tem que trazer bons resultados fora de casa caso queira disputar a Taça Libertadores da América 2008.

O Próximo encontro do Figueirense é novamente fora de casa, no práximo domingo(24) em Caxias do Sul contra o Juventude as 18:10. Que venha os próximos 3 pontos!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Alvinegro de coração, nascido em Florianópolis SC, tenho 21 anos, atualmente faço faculdade de Publicidade e Propaganda na Estácio de Sá em São José. Meu emprego atual é de assistente de produção grafica em uma das mais tradicionais agencias de publicidade de SC, a Mercado Propaganda e Marketing. Na minha vida existe 3 paixões, minha mãe, minha noiva Mary e o Figueirense (não necessáriamente nessa ordem.